sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Captação de Recursos

O Papel da Comunicação no Processo de Captação de Recursos

Antes de iniciar um projeto e consecutivamente uma captação de recursos é interessante que o profissional desenvolva um material institucional que apresente de forma clara os objetivos da organização e as razões as quais o possível apoiador poderia oferecer seus recursos.
Dispor de um material impresso formal é importante porque transmite confiança ao leitor, tangibilizamos de certa forma o conceito e ainda confere um ar mais profissional à campanha ou à entidade.
Este material, precisa comunicar o objetivo da captação de recursos de maneira persuasiva, de tal modo que "toque" tanto o coração quanto a mente do público (investidores, financiadores ou voluntários), atributos de excelência dos RP's bem com dos profissionais de Marketing.
O material precisa ilustrar de que modo os recursos captados poderão ser utilizados para que a organização continue e/ou amplie suas atividades com vistas a alcançar sua missão.
Este material pode ser utilizado junto aos potenciais patrocinadores e como meio de divulgação da entidade e seus programas junto a órgãos de imprensa, por exemplo. Ao divulgar suas ações a organização pode conquistar espaços de publicidade importantes, aumentando ou fortalecendo seus esforços de fundraising.
A elaboração de um simples impresso para diculgação, muitas vezes pode dar mais trabalho do que se poderia pensar à primeira vista, pois pode gerar discussões internas na organização sobre o conteúdo, a melhor linguagem, o formato, o design e o tamanho do documento. É claro que a participação de todos é importante na elaboração do material, mas é bom lembrar que nem sempre é possível obter consenso absoluto sobre todos os aspectos envolvidos. O emprego de um roteiro simples, como o apresentado a seguir, pode ser útil no processo de elaboração do material institucional para uma campanha de patrocínios:
1. Introdução com o propósito de despertar interesse para a organização, seus desafios e os problemas que a mesma procura solucionar.
2. Relevância da organização no contexto social e regional.
3. Aspectos de destaque da organização e seus programas/serviços.
4. Lógica da campanha, demonstrando que a mesma resulta de um processo de planejamento.
5. Explicação sobre como os recursos serão empregados e importância dos mesmos para o sucesso da iniciativa.
6. Papel que o investimento pode ter na solução dos problemas sociais e/ou resultados visados.
9. Apelo final para que efetue o investimento.
10. Instruções para realizar o investimento.

Um comentário:

Juliana Fernandes disse...

Nossa, Rogério. Você elogiou o nosso blog, mas o seu é DEMAIS! Muito obrigada... Mas também te parabenizo pelo trabalho, muito bom!!!

Abraços.

Juliana Fernandes